Governo do Estado do Espírito Santo
08/05/2024 16h01

Iema capacita defesas civis municipais sobre uso de drones

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) capacitou os técnicos das Defesas Civis Municipais sobre o uso de drones. O treinamento, realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC-ES), visa a garantir o uso dos equipamentos de forma eficaz e segura em situações de emergência e desastres naturais.

Durante dois dias da última semana, os técnicos aprenderam sobre os conceitos básicos de drones, regulamentação e legislação; planejamento de missão; operação de drones; captura e análise de dados; comunicação e cooperação; gerenciamento de crises e manutenção e segurança, tudo aliando teoria e prática.

O servidor do Iema Gilberto Sipioni, que ministrou o treinamento, explicou que, de forma abrangente, foi possível preparar os operadores de drones das Defesas Civis para enfrentar uma variedade de desafios e contribuir significativamente para a eficácia das operações de resposta a emergências.

“A integração entre órgãos ambientais e Defesas Civis é fundamental para uma abordagem ampla e eficaz na gestão de desastres naturais, promovendo a proteção das pessoas, do meio ambiente e dos recursos naturais. O Iema reforça o seu compromisso em ser um facilitador no uso de drones como ferramenta de pronta resposta e agradece a parceria com a CPDECES”, destacou Sipioni.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema